Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
MEU NOME É JOEL JHONATAN TENHO 14 ANOS NASCI NO DIA 08/04/1997 ESTUDO NO COLEGIO OLIVEIRA TELLES NA SALA 19AB 9ºANO

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O.Henry






O.Henry






      O. Henry é o pseudômonio literário  Willian Sidney Porter,nascido em 1862,na Carolina do Norte, e falecido em 1910, em Nova York. De origem pobre, autodidata (isto é: estudou sozinho, por si mesmo), passou anos de dificuldades econômicas e reagiu a elas criando para si um rico mundo de fantasia. 
     Depois de abandonar a profissão de bancário pela de jornalista, foi denunciado por irregularidades que teria coetido no banco em que trabalhava. Fugiu para Honduras, mas regressou por causa do adoecimento de sua mulher ( que morreria pouco depois ) e entregou-se ás autoridades.             
     Na prisão (foi condenado a cinco anos, depois reduzidos a um terço ), começou a escrever contos que, publicados em jornais, obtiveram grande sucesso. Diversos desses contos são pequenas obras-primas, destacando-se neles a observaçao minusiosa, muitas vezes impiedosa, mas simpática, de multiplos aspectos de vida social norte-americana. Suas narrativas, aparentemente simples, têm enredos incomuns e finais supreendentes, sendo estruturadas com muita habbilidade e notável poder de representação da realidade cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário